29 junho 2011

OS BASTIDORES DO “RIO SEM PRECONCEITO”

* A primeira edição do “Prêmio Rio Sem Preconceito” entra – com absoluta certeza – para a história dos grandes eventos do Rio de Janeiro. Sem demagogia e interesses políticos, saber que um prêmio desses existe nos faz acreditar que podemos, sim, ter um mundo melhor, deixando de lado as diferenças de cada um – seja por sua orientação sexual, raça ou cor – e sabendo valorizar o próximo com o que realmente importa em um ser humano – como seu caráter, índole e ética.

* E foi por isso que o Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, ficou lotadíssimo, ontem, para a entrega do prêmio a 12 personalidades que mais se destacaram, nos últimos tempos, na luta contra o preconceito. Os vencedores receberam o troféu das mãos dos mestres de cerimônia Christiane Torloni e Toni Garrido.

* O evento foi realizado pela Prefeitura do Rio através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, comandada por Carlos Tufvesson. Ele e o marido, André Piva (juntos há 16 anos), eram de looooonge o casal mais feliz da noite.

* Ao saber do tempo de relacionamento de Gilberto Braga e Edgar Moura Brasil (quase 40 anos!) e de tantos outros casais que ali estavam, Toni Garrido soltou essa: “Se você quer um relacionamento estável, seja homossexual!” A plateia, claro, a-do-rou!

* Bebel Gilberto, com um lindo macacão preto assinado por Napoleão Lacerda, veio de NY especialmente para fazer um pocket show no evento. Pena que estava um pouco rouca por conta do frio inesperado que enfrentou na chegada ao Rio. Depois, ela ainda teve pique para tomar uns “bons drinks” com um seleto grupo de amigos em sua suíte no Hotel Marina Palace.

* Ainda sobre Bebel: quando a cantora reencontrou a amiga de longa data Romy di Vitti, lágrimas rolaram de tanta emoção. Como não se viam há mais de 12 anos, as duas papearam até dizer chega no camarim...

* As inseparáveis Renata Fraga e Márcia Veríssimo (com uma roupa cheia de pedrarias nas cores do arco-íris) também estavam lá. Como de costume, a dupla esbanjou simpatia e distribuiu sorrisos a todos. "Foi uma das noites mais emocionantes da minha vida", disse Marcinha.

* Lea T., entre os 12 premiados, emocionou a plateia, principalmente quando disse que “a sociedade tem que deixar de tratar transexual como prostituta”. A modelo circulava toda agitada pelo teatro muitíssimo bem acompanhada. Um bofe italiano a escoltava em marcação corpo a corpo.

* Ricardo Lowndes Dale, louco para prestigiar a amiga Lea T., ficou do lado de fora do teatro, pois quando chegou a lotação já estava mais do que esgotada.

* Bruno Chateaubriand contava que ele e o marido, André Ramos, estão cada dia mais próximos de realizar o maior sonho do casal: adotar duas crianças.

* Sandra de Sá também contou uma novidade: vai se casar em setembro! Mas não quis revelar o nome da noiva...

* Lucinha Araújo disse durante o evento a frase do ano: “Preconceito é uma das características do mau caráter!”

*A premiação terminou com o desejo no coração de todos de ter, daqui pra frente, um Rio e um Brasil Sem Preconceito. Ou melhor, um Mundo Sem Preconceito!

5 comentários:

Luciana Vilela disse...

Que cobertura maravilhosa, Yuri! Seu texto e suas colocações são maravilhosas. Parabéns!

AAAAAAAAAA disse...

TUFVESSON ESTÁ DE PARABÉNS
ESSE LUTA MESMO PELOS DIRETOS DOS GAYS E MERECE MUITOS APLAUSOS
BJO

Drika disse...

A festa foi linda!!!!!! emocionante mesmo!!!!

Jefferson disse...

Muito boa a iniciativa. Yuri, só faltou você nos dizer quem foram os 12 vencedores. Fiquei curioso

VALTER RODOLFO R. CAMPOS disse...

EXCELENTE FRASE DA LUCINHA. NUNCA TINHA PARADO PRA PENSAR NISSO E É VERDADE: PODE VER QUE TODO MAL CARATER É PRECONCEITUOSO E VICE-VERSA. AINDA BEM QUE EXISTEM AÇOÕES COMO ESSA PARA TENTAR DIMINUIR O PRECONCEITO E CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DE QUE O QUE VALE É O CARATER DA PESSOA E NÃO SE ELA SE RELACIONA COM PESSOA DE SEU MESMO SEXO OU PORQUE É NEGRA, PORQUE É BRANCA E POR AI VAI.